segunda-feira, 25 de julho de 2011

Just Amy

Hoje falarei de algo que não gostaria, de verdade. Falarei da perda da maior voz surgida neste início de século. Falarei de Amy Winehouse e do que ela representou para a música e para a moda.Com sua voz incrível e seu estilo exuberante, entrou para o hall da fama e deixará saudade aos que a admiravam. Admiravam seu talento, sua arte. É por isso que ela deve ser lembrada, não pelos problemas vividos e escancarados por tabloides ao redor do mundo.

O estilo retrô da cantora chamava a atenção e inspirou inúmeros outros artistas, estilistas e anônimos. A marca da cantora era o vestido curto, que usava sempre com cinto marcando a cintura; além da maquiagem, estilo gatinho, bem marcado de kajal preto, e de um piercing perto da boca, que lembrava uma pinta. Mas acredito que o que mais marcava seu estilo, era o cabelo em cone ou bolo de noiva, como quiser. As inúmeras tatuagens também não passavam despercebidas. Enfim, era um ícone. Era a Amy. Simplesmente. Não é necessário fazer um estudo sobre o que ela representou. Isso ficou muito claro na obra por ela deixada. A sua contribuição na moda pôde ser percebida na coleção que lançou em parceria com a grife Fred Perry.

Amy era criativa na montagem de seu figurino. Ela rodava o bairro em que vivia em Londres, o Camden Town, reduto de roqueiros e alternativos da cidade. Ela sabia fazer seu estilo, como tanto sugerem os manuais de bem vestir, e as revistas femininas. Amy foi uma pessoa que tinha um estilo único.

Em seu espelho, o reflexo de tules e sapatilhas, imagens de balé subvertidas, assim como o uso insistente da lingerie à mostra. A saia lápis e o corpete também estavam sempre no figurino, assim como as blusinhas pólo, tão inversamente comportadas para aquela Amy.

Na música, basta ouvir para saber o que foi Amy Winehouse.

Amy era referência de voz e estilo. Foi uma importante referência para este século sim. Mais uma que se foi tão cedo e deixou para sempre sua marca na história.

Veja e ouça, Stronger than me, de Frank, seu aclamado primeiro disco, de 2003.


Texto: Isabella Santos

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário